Produtos reutilizáveis naturais e biológicos para bebés e mamãs ecológicos.

Porquê usar capas de lã?

Porquê usar capas de lã?

  •          A lã respira! Ela permite que o ar circule próximo à pele do bebé, o que ajuda a prevenir as assaduras. Também absorve 30 % do seu próprio peso em humidade e mesmo assim ainda fica seca. Uma ótima escolha para as fraldas noturnas/sestas ou para bebés que fazem muito xixi.
  •          A lã é confortável, macia e fofinha para o bebé. Uma capa de lã permite que uma criança ativa possa mover-se livremente. Coberturas sintéticas podem ser rígidas ou apertadas, deixando marcas vermelhas na barriga e nas pernas do seu bebé. As capas de lã são flexíveis e confortáveis.
  •          A lanolina (gordura natural da lã) torna a lã naturalmente antimicrobiana (Um antimicrobiano é uma substância que mata ou inibe o desenvolvimento de micro-organismos como bactérias, fungos, vírus). A lanolina também torna a lã resistente à água e, portanto, uma excelente escolha para uma capa de tecido.
  •          A lã neutraliza os odores da urina! Basta ir rodando as suas capas de lã para que arejem entre usos e assim ficarão frescas durante algum tempo, até à lavagem.
  •          A lã é durável! Esta forte fibra tem uma elasticidade natural que lhe permite esticar e recuperar a sua forma através de anos de uso.
  •          A lã é fácil de cuidar. Ao contrário das capas de material sintético que retêm o odor e devem ser lavadas após cada utilização, as capas de lã apenas precisam ser lavadas quando se sujam, e lanolizadas uma vez por mês (dependendo da utilização, este período pode encurtar ou alargar). 

De quantas capas necessita?

  • Se estiver usando só capas de lã, vai precisar de umas 3-4 para que as possa ir rodando e permitir que arejem e que cada uma seque bem entre usos.
  • Use fraldas de contorno/ajustadas/pré-dobradas e mude-as com frequência. Naturalmente, o bebé gosta de estar com uma fralda limpa e seca. Mudanças frequentes irão ajudar a manter a pele do seu bebé saudável. Escolha uma fralda com camadas suficientes para absorver totalmente a humidade entre as mudas. Por exemplo, se uma fralda já está saturada e o bebé urina novamente, o único lugar para onde a humidade vai é para dentro da capa (ou através dela, se a lã já absorveu o excesso de humidade que pode). Por esta razão, muitos pais preferem usar uma capa impermeável plástica durante as viagens de carro - a não mudança frequente da fralda poderá provocar a saturação da capa de lã, mas também pode acontecer que a pressão contínua do peso da criança na parte inferior, comprima o tecido de lã já saturado, tornando-se mais provável que a humidade seja pressionada através da capa podendo chegar às roupas da criança. Por isso é que as capas de lã são melhores para a utilização diária, em vez de viagens de carro.

Lavar a cada 1/2 semanas

  • A limpeza é fácil e leva apenas uns minutos! A lavagem deverá ser feita à mão em água morna usando um esguicho de shampoo, sabonete de bebé, ou sabão de coco para lã. Introduza a capa numa bacia com água e sabão e suavemente agite e esfregue a capa com as suas mãos por apenas um minuto. Em seguida, enxague com água morna e aperte suavemente para remover o excesso de água. Embrulhe numa toalha e pressione suavemente durante um minuto para remover o máximo de água possível. Coloque para secar horizontalmente durante a noite ou longe da luz direta do sol e de qualquer fonte de calor intenso. NOTA: fricção e/ou calor intenso vão fazer com que a lã comece a ganhar borboto ou encolha! Manuseie com cuidado e só use água fria ou morna.

Lanolize conforme necessário.

  • Quando notar um leve odor de urina após o arejamento/secagem entre as utilizações, ou se a capa parecer menos resistente à água, é hora de voltar a lanolizar. Adicione um esguicho de sabão líquido e um esguicho de lanolina líquida (disponível em lojas de alimentos naturais, lojas de fraldas reutilizáveis ou pode usar Lansinoh - à venda nas farmácias) para um copo com água quente. Mexa para a lanolina se dissolver (se não, pode adicionar mais sabão). Verta o conteúdo para  uma bacia com água fria/morna, submerja a capa de lã e deixe de molho pelo menos durante 20 minutos, virando a capa pelo avesso durante este tempo. Em seguida, siga as instruções acima para enxaguamento e secagem. Para capas novas aconselha-se que se faça a lanolização 3 ou 4 vezes antes de usar pela 1ª vez, e depois 1 ou 2 vezes nas lanolizações seguintes.
×