Produtos reutilizáveis naturais e biológicos para bebés e mamãs ecológicos.

Guia de Utilização de Pensos Menstruais Reutilizáveis

Guia sobre Pensos Menstruais Reutilizáveis

Porque são melhores?

  • Ajudam a poupar dinheiro.
  • São mais confortáveis, respiráveis e mais amigos do corpo, provocando menos irritações e infeções.
  • Ao sendo mais respiráveis, evitam os odores desagradáveis provocados pelos plásticos e químicos dos descartáveis.
  • Ajudam a reduzir a duração, a abundância e os sintomas menstruais (que estão associados aos plásticos e químicos usados nos descartáveis).
  • Ajudam a reduzir o desperdício que vai para o lixo.
  • São muito mais bonitos, para alegrar o nosso humor, naqueles dias J 

 

Como usar?

Os pensos reutilizáveis são suaves e confortáveis, apenas se sentem como umas cuecas ligeiramente mais espessas.

Coloque o penso menstrual reutilizável à volta da sua roupa interior e aperte as molas por baixo. Os tecidos com os padrões bonitos ficam virados para a sua pele. Depois de usado, basta dobrar e apertar as molas sobre o mesmo, colocando-o depois numa bolsa impermeável.


  

 

De quantos pensos reutilizáveis necessito?

Depende da frequência com que fará a lavagem, da abundância do seu fluxo ou do seu orçamento.

 

  • Exemplo, para uma menstruação de 5 dias, fluxo regular/pesado, lavagem no final do ciclo, uso total de pensos reutilizáveis durante o ciclo menstrual:

- 8 moderados ou heavy/dia + 3 noite (3 dias mais abundantes) – 8x3=24 + 3x1=3

- 4 moderados ou ligeiros/dia + 1 noite (2 dias leves) – 4x2=8 + 1

Total: 24+8+3+1= 36

Se quiser acrescentar os diários = +7

Se fizer a lavagem no meio do ciclo ou se o seu ciclo for bastante leve, não necessitará de tantos.4

 

  • Um número ideal para começar e ver se realmente se sente bem:

- 2 diários + 4 ligeiros + 2 moderados + 1 heavy/pesado + 1 noite

 

  • Um número para utilização pós parto:

- Entre 10 a 12 pensos reutilizáveis pós-parto. Poderá coloca-los no frigorifico em caso de pontos, para aliviar as dores e acalmar o inchaço.

 

Frequência com que devo mudar

Tal como os descartáveis, deverão ser mudados a cada 2/3 horas dependendo sempre do seu fluxo, mas nunca excedendo as 8 horas diárias com o mesmo.

 

Tempo de vida de um Penso Menstrual Reutilizável

Um penso reutilizável, se bem estimado, poderá durar entre 6 a 8 anos (uma vez que os tecidos têm também o seu desgaste natural).

 

Sobre os Pensos Menstruais Reutilizáveis à venda na Fluffy Diapers

Teremos à venda pensos reutilizáveis da nossa própria marca e de outras marcas, já conhecidas (europeias) todos feitos por mães que trabalham em casa.

Como são feitos artesanalmente, poderão notar-se ligeiras imperfeições, que não comprometem a eficácia do mesmo.

Nos detalhes de cada produto está sempre a indicação dos tecidos usados, do tipo de penso e o tipo de absorção, o comprimento, bem como outras informações.

Na Fluffy Diapers preparámos os tecidos para minimizar o encolhimento durante as primeiras lavagens.

 

A absorção

O tipo de pensos reutilizáveis (PR) que temos disponíveis são os chamados Tudo em Um, ou seja, o núcleo absorvente, a parte exterior repelente/impermeável e a parte interior são costurados todos juntos.

Em vez de adesivo, possuem abas que contém uma mola de poliresina que aperta por baixo da roupa interior e mantém o penso no lugar.

Damos preferência a materiais naturais, com exceção do polar Windpro (material repelente) ou do Zorb (mistura de vários materiais absorventes) que são usados mas nunca em contacto direto com a pele.

O Windpro é fabricado pela mesma empresa que criou o famoso Polartec - http://polartec.com/product/polartec-wind-pro

O Zorb é fabricado pela Wazzodle, uma empresa mundialmente conhecida por fabricar tecidos naturais para a utilização em fraldas reutilizáveis e outros produtos. - http://www.wazoodle.com/fabrics/zorb/zorb1/zorb-lite.html

Os tecidos exteriores também foram escolhidos de forma a manterem o penso no lugar.

Os materiais utilizados variam consoante a absorção que se pretende dar (materiais menos absorventes para os diários e os materiais mais absorventes para os mais “pesados”/extra ou ultra.

A terminologia usada é a seguinte:

  • Diário/liner - Para usar diariamente; nos últimos dias da menstruação, como recurso no uso do copo menstrual ou no uso de tampões. Têm entre 15 e 18 cm de comprimento.
  • Ligeiro – Para fluxos mais leves nos primeiros ou últimos dias da menstruação, ou como recurso no uso do copo menstrual ou no uso de tampões. Têm entre 20 e 23 cm de comprimento.
  • Moderado – Para fluxos leves a moderados. Têm entre 23 e 26 cm de comprimento.
  • Heavy/pesado – Para fluxos mais abundantes. Poderão também ser usados durante a noite, para fluxos pouco abundantes durante o período noturno. Têm entre 28 e 31 cm comprimento.
  • Noite/pós-partoPara fluxos muito intensos ou para usar durante a noite. Podem ter as duas bordas mais largas ou mais arredondadas ou podem ter apenas uma, que pode usar virado para a frente ou para trás (consoante a direção que o seu fluxo seguir durante a noite). Têm entre 33 e 38 cm de comprimento.

 

Tecidos usados nos pensos reutilizáveis

 

Camada inferior

Esta é a parte que fica virada para a sua roupa interior. Podem ser usados os seguintes tecidos:

  • Windpro – É o polar mais eficaz e usado no mundo dos pensos reutilizáveis. Oferece uma excelente resistência à água (repelente) do que qualquer outro polar conhecido.
  • Algodão (bombazine, popeline ou jersey)

Em caso de uma proteção impermeável, utilizamos um tecido impermeável mas respirável (mas ficará sempre escondido).

Os tecidos exteriores também foram escolhidos de forma a manterem o penso no lugar.

 

Tecido impermeável respirável

O interior do penso menstrual reutilizável pode ter um tecido que seja à prova de água, tal como um descartável, só que este tecido impermeável contém micróporos que permitem que o ar circule.

Algumas mulheres precisam usar pensos reutilizáveis que contenham este tipo de tecido, outras não; depende da quantidade do fluxo, depende da frequência com que muda o penso, ou até da forma como o seu fluxo se distribui pelo penso.

Se o seu fluxo se concentra apenas numa área muito rapidamente, poderá pensar em utilizar pensos que utilizem este tecido impermeável transpirável, ou experimentar pensos para fluxos mais pesados, que utilizem uma barreira repelente (polar Windpro) de excelente qualidade.

Algumas mulheres preocupam-se ainda com a questão da "respirabilidade" da impermeabilização. Comparando este tecido à prova de água com o de um descartável, ??não é a mesma coisa. Num penso menstrual reutilizável que utilize este tipo de tecido, não se irá sentir tão suada/transpirada como se usasse um penso descartável.

Alguns pontos a considerar:

- Grossura: não se importa de utilizar um penso mais grosso, ou prefere mais fino.

- Impermeável ou repelente: se tiver um fluxo ligeiro, talvez seja suficiente uma barreira repelente, se tiver um fluxo mais abundante ou não quiser correr riscos de fuga, então talvez deva considerar uma barreira impermeável.

- Respirabilidade ou sudação: gosta de se sentir o mais fresca possível, através de uma boa circulação do ar? Tem problemas de infeções devido à transpiração?

- Natural versus sintético: por razões pessoais ou ambientais, quer evitar usar qualquer produto sintético!

- Conforto: necessita usar um penso reutilizável durante um longo período de tempo, sem que consiga mudá-lo entretanto? Causa-lhe stress pensar sequer na possibilidade de ter alguma fuga?

De qualquer das formas, é sempre uma questão de preferência pessoal, à medida que vai usando e vai aprendendo a conhecer cada vez melhor o seu fluxo.

 

Núcleo absorvente

Todos os pensos reutilizáveis necessitam de um núcleo absorvente, para absorver o fluxo menstrual.

Como já referimos, os tecidos utilizados variam consoante a absorção que se pretende dar (tecidos menos absorventes para os diários e os tecidos mais absorventes para os mais “pesados”/heavy ou noite).

Os tecidos utilizados nos nossos pensos reutilizáveis poderão ser os seguintes:

  • flanela de algodão
  • turco de algodão
  • fleece de bambu (este tecido é absorvente e tem este nome devido ao seu avesso ser escovado e lhe dar um toque bastante fofo)
  • fleece de cânhamo ((este tecido é bastante absorvente e tem este nome devido ao seu avesso ser escovado e lhe dar um toque bastante fofo)

 

Camada Superior

Esta é a parte que fica virada para a sua pele. Podem ser usados os seguintes tecidos:

  • Flanela de algodão.
  • Popeline de algodão (tipo patchwork).
  • Jersey de algodão (tipo o tecido das t-shirts).
  • Veludo de algodão
  • Veludo de bambu (muito suave)

 

Lavagem e cuidados a ter

Lavar pensos menstruais reutilizáveis é muito mais fácil do que pensa. J

Como utilizamos tecidos naturais, aconselhamos a que após a compra de um produto novo faça pelo menos umas 2 lavagens e secagens antes de os utilizar.

Isto permite que sejam eliminados os óleos naturais das fibras e prepara os tecidos para uma maior absorção. Depois à medida que vai lavando, eles vão ficando cada vez mais absorventes (ganhando a absorção máxima após 7/8 lavagens).

Se utiliza fraldas reutilizáveis, pode adicionar os pensos após o ciclo de pré-lavagem das mesmas. Poderá fazer a lavagem à mão, mas é muito mais prático lavá-los na máquina. E poderá juntá-los ao resto da roupa.

Existem pelo menos 2 métodos de lavagem dos pensos reutilizáveis.

Partilhamos os dois e caberá a cada pessoa utilizar o método que melhor se adequa a si.

  • Método “molhado” - Para este método irá necessitar de um recipiente com tampa onde possa colocar os pensos usados. Encha o recipiente com água fria e vá colocando os pensos usados no mesmo. Todos os dias deverá renovar a água do recipiente. Existem mulheres que utilizam esta água para deitar nas plantas, se não o quiser fazer, basta deitá-la pelo ralo. No dia da lavagem (após 3 dias) deite a água fora e coloque os pensos dentro da máquina para lavar. Poderá cobrir o recipiente, mas não fechar completamente (é necessário a circulação do ar).

 

  • Método “seco” – Para este método necessita apenas de um saco impermeável (ou outro tipo de recipiente que escolha) que pode pendurar na porta da casa de banho, por exemplo. Coloque os pensos usados no saco à medida que os vai usando, ao final de no máximo 3 dias deverá fazer a lavagem. Ao usar fora de casa, irá necessitar de uma pequena bolsa impermeável para guardar os pensos usados. Não é obrigatório, mas ajuda se no final de usar cada penso, o passar por água fria para que saia a maior parte do sangue; coloque para secar (pode ser na casa de banho) e depois de seco coloque no saco para lavar.

Pode colocar os seus pensos dentro de um saco de rede, para que não se “percam” no meio da roupa durante a lavagem.

Em qualquer dos métodos, ajuda na eliminação de manchas se, antes da lavagem, colocar os pensos reutilizáveis de molho durante algumas horas em água com um pouco de tira-nódoas à base de oxigénio ativo.

Por último, também ajuda na eliminação das manchas, colocar os pensos a secar ao sol. Qualquer mancha mais persistente pode experimentar humedecer e esfregar o local da mancha com sabão azul e branco e colocar ao sol ou utilizar o tira-nódoas à base de oxigénio ativo.

Para secar, pode pendurar os seus pensos naqueles cabides que se utilizam para as saias, que têm umas molas super-práticas.

 

Recomendações

  • Escolha um bom detergente, de preferência que não seja muito agressivo.
  • Fazer uma pré-lavagem (isto no caso de não os passar por água após cada uso) antes de misturar outra roupa.
  • Evite usar demasiado detergente, para evitar que os resíduos do mesmo entupam as fibras, o que causará problemas de absorção.
  • Faça um enxaguamento extra, se sentir que os tecidos ainda têm resíduos de detergente.
  • Uma lavagem a 40º é suficiente.
  • Evite o uso de lixivia à base de cloro, que estraga as fibras e pode destruir os seus pensos menstruais.  
  • Não utilize amaciador, pode entupir as fibras.
  • Coloque ao sol para remover manchas ou utilize tira-nódoas à base de oxigénio ativo.
  • Se precisa de refrescar os seus pensos após algum tempo de inutilização, pode adicionar vinagre branco à lavagem e fazer enxaguamento extra.
  • Se por acaso desenvolver algum fungo enquanto usa os seus pensos menstruais reutilizáveis, recomendamos que utilize lixivia na lavagem (seguir as recomendações da embalagem para lavagem na máquina).

www.fluffydiapers.pt

×