Produtos reutilizáveis naturais e biológicos para bebés e mamãs ecológicos.

Conselhos de lavagem das fraldas de pano reutilizáveis

CONSELHOS PARA A LAVAGEM DE FRALDAS DE PANO

* Antes de usar as fraldas pela primeira vez, deverá lavar duas ou três vezes para remover todos os produtos químicos do processo de fabricação. Assim, evita a irritação da pele sensível dos bebés e obtém uma maior absorção do tecido.

* Leia sempre as instruções de lavagem do fabricante da fralda.

* Faça sempre uma pré-lavagem a frio

* Para lavar as fraldas use um produto natural, líquido (bioBel bebé) ou em pó, sem fragrância, que enxague bem e não deixe ingredientes agressivos nos tecidos, para não irritar a pele do bebé.

* Recomendamos a utilização de água quente (40º) e experimente usar da metade da dosagem recomendada. Os resultados da limpeza são ótimos, garantindo um melhor enxaguamento e poupança do produto.

* No final do ciclo de lavagem faça um enxaguamento extra para garantir que os resÍduos são mesmo eliminados evitando assim o entupimento do tecido.

* Não use amaciador, pois limita a absorção, provocando fugas, e pode irritar a pele do bebé.

* Também é desaconselhado o uso de lixivia ou cloro. São aconselhados os branqueadores à base de ??percarbonato de sódio natural; para reforçar a acção do detergente e também como pré-tratamento para facilitar a remoção de nódoas, para iluminar e branquear.

* Seque sempre que possível ao sol. Os raios ultravioleta são um branqueador natural e também elimina possíveis bactérias no tecido. Se usar secador que seja com temperatura baixa.

* As fraldas não têm que cheirar a nada ... nem bem nem mal. Se cheirarem mal após a lavagem geralmente é porque:

  • o enxaguamento não foi bem feito,
  • usou demasiado detergente
  • usou um detergente não adequado (com muitos aditivos ou perfumes, etc.)

Recomenda-se a repetir a lavagem a alta temperatura e enxaguamento suplementar com água fria. Também não se esqueça de manter as fraldas secas e bem ventilados, para evitar a humidade. 

Se logo após as colocar no bebé e passado algum tempo haver cheiro a amoníaco, também pode ser que haja resíduos de detergente na fralda, o que faz com que a urina se decomponha mais rapidamente do que o habitual. Deverá repetir a lavagem mais uma vez a alta temperatura e fazer enxaguamento extra com água fria. Se isto não resultar, poderá colocar as fraldas de molho, depois de lavadas, em água e detergente durante a noite e fazer lavagem a quente sem detergente, até reparar que não existem vestigios de espuma.

* Deverá fazer uma máquina de fraldas e não lavar mais do que 12 fraldas aproximadamente ao mesmo tempo, para evitar a sobrecarga e perder o desempenho de lavagem da máquina de lavar, especialmente no enxaguamento (poderá no entanto acabar de encher a máquina com outras peças de roupa após a pré-lavagem, se não tiver fraldas suficientes). Se as fraldas tiverem velcro deve fechar bem para evitar danificar outros tecidos. 

*Por razões de higiene as fraldas e absorventes não devem esperar mais de 2 dias para serem lavadas após serem usadas.

* Retire/separe sempre as fraldas e absorventes depois de as retirar ao bebé e coloque num saco impermeável à espera da lavagem. Passado 2 dias é só colocar na máquina para lavar, o saco inclusive.

×